Alcides Fonseca

40.197958, -8.408312

RAW Open Data

No final da semana passada, nós (Condominio Criativo) ajudámos a organizar o hacklathon do RAW OpenData, organizado pelo IPN para promover o uso de OpenData.

Os Datasets

Para o efeito reunimos datasets para serem trabalhados na hacklathon. Estão todos listados no CKAN do IPN sobre ImproveCoimbra e Universidade de Coimbra.

Do ImproveCoimbra (Obrigado Sérgio e Gaspar), disponibilizámos dados de rendas de coimbra, cafés com wifi disponível, e o arquivo plain-text das actas da assembleia municipal.

Da Universidade de Coimbra, através da vice-reitora Clara Almeida Sousa, disponibilizámos um excel que serve de base ao UC em Números, o arquivo fotográfico usado na candidatura à UNESCO e a API do Agenda7. Isto tudo em 1 mês de trabalho.

Os Projectos

Das menos de 20 horas disponíveis para trabalhar nos projectos (onde se encaixava uma noite que supostamente era para ser dormida), durante a latada (alunos com outras prioridades) e durante a semana (os ex-alunos estavam no emprego), saíram 3 projectos e 2 ideias para projectos.

O primeiro projecto consiste numa visualização dos alunos, docentes e pessoal não docente de cada faculdade. Feito em D3.js pelo Hugo Besteiro.

O segundo projecto é um site informativo sobre diferentes características de Coimbra que tentam promover a cidade como um bom sítio para estudar. Reúne informações de diferentes fontes, incluindo dados da universidade, rendas, cafés wifi, eventos, etc…

O terceiro projecto consiste numa aplicação mobile (mockups) e uma aplicação web (funcional) que pretendem ser a forma de aceder a um conjunto de eventos (Agenda7 para começar, mas incorporaria outras fontes) directamente no telemóvel. Permite a filtragem inteligente de eventos relevantes, e de avisos de eventos que sejam do interesse do utilizador. Um ponto fundamental da solução é que mostra os eventos de acordo com a distância geográfica, algo que não é muito utilizado hoje em dia.

O Rant

Por ajudar a organizar, entenda-se fazer o máximo num orçamento limitado. Uma das coisas em que tivemos de cortar foi nos prémios. E no entanto imagino o dinheiro que foi gasto em trazer oradores, e que os convidados gastaram às respectivas organizações para assistirem à conferência.

Eu não sou da área financeira, mas a minha proposta de orçamentos para projectos de open-data é a seguinte:

  • 10% Divulgação e Sensibilização. Eventos como estes são necessários, sobretudo para fazer divulgação de resultados passados (algo que faltou aqui). No entanto deve ser uma fatia muito reduzida.
  • 50% Abertura de Dados. Os três datasets da UC que conseguimos arranjar em 3 meses foi algo limitado e feito a custo 0. Seria interessante abrir uma quantidade maiores de dados, algo que precisaria de esforço técnico e orçamento para ser executado.
  • 40% Estimulo (leia-se prémios, sobretudo se monetários) para developers usarem os dados. E isto é o ponto chave. São as aplicações (e eventuais negócios) que saírem daqui que vão servir de cartão de visita para outras instituições abrirem os seus dados. Sensibilizar com exemplos concretos e de sucesso funciona muito melhor, do que palestras generalistas.