Alcides Fonseca

40.197958, -8.408312

Assinar como professor de uma escola

Muito se tem escrito sobre os catedráticos da NovaSBE não quererem que se assine artigos de opinião com o nome da escola.

Ora eu cá acho que falta trazer o argumento mais importante à discussão: para se ler um artigo de opinião é necessário perceber o background do autor. Vou ler um artigo de forma diferente se souber que é uma parte interessada do tópico. Não só o autor deve identificar o(s) cargo(s) que exerce e onde, como também mencionar a relação directa com os intervenientes da peça que está a escrever (ex: a empresa XPTO é mecenas da universidade a que pertenço, embora não tenha relação directa).

Como exemplos de autores que levam esta transparência a sério, têm James Governor e Tim Bray. Os seus artigos identificam claramente onde existem conflitos de interesse, muitas vezes especificando a relação (“empresa x é cliente, mas não trabalhamos com esta divisão da empresa” ou “trabalhámos em tempos com a empresa X, mas não temos qualquer relação actualmente”).

Claro que o bottom line desta discussão é se as universidades públicas deveriam estar assim tão dependentes financeiramente de privados (que é a origem deste assunto ser sequer debatido). Claro que não, mas para resolver isso é necessário que o governo aumente o orçamento destas instituições.

Sobre este assunto, há uma carta assinada por 50 cientistas e 50 empresários (e a crescer) a pedir que se faça um investimento contínuo e de base para a ciência em Portugal.