Alcides Fonseca

40.197958, -8.408312

Implicações do Copismo na Suécia.

A notícia recente de que o “Copismo” é uma religião oficial da Suécia surpreendeu-me. Na Suécia o movimento pirata e defensor dos direitos dos consumidores contra copyrights tem sido pioneiro no mundo e até bastante sóbrio. Esta notícia chega um pouco ao ridículo.

Até que li o artigo de Rick Falkvinge, o fundador do partido pirate. A ideia é usar a lei relativa ao sigilo profissional, nomeadamente à confessão religiosa. Todas as partes envolvidas numa cópia ou remix de obras passa a ter o estatuto de sigilo.

Isto faz com que qualquer site/tracker/isp que releve dados de utilizadores à polícia, não só anula esse material como prova em tribunal. E vai ainda mais longe: relevar dados sobre utilizadores a fazer cópias passa a ser crime.

Por um lado acho que foi bem jogado esta acção de forma a usar os bylaws para proteger aquilo em que acreditam (quase como se fosse uma religião). Por outro lado, mostra algo em que acredito: a legislação deve ignorar a religião, não a deve considerar nem para novas regras nem para excepções a regras.