Alcides Fonseca

40.197958, -8.408312

Mais Anas?

Houvesse mais Anas (via @laginha) conta a aventura de uma Ana que se sentiu humilhada pelas praxes.

Ana Sofia Damião foi obrigada a suportar uma série de humilhações durante a praxe no Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros.

Foi obrigada? Tipo contra a sua vontade? Não tinha um telefone para chamar a Polícia no momento? Não conseguiu fugir ou chamar alguém? Ou se calhar não foi bem contra a sua vontade.

Depois de apresentar uma queixa à direcção e a resposta ter sido basicamente a indiferença, avançou com uma queixa-crime contra os agressores, tendo acabado por perder porque o Tribunal de Macedo de Cavaleiros achou que como não se tinha declarado “anti-praxe”, deveria obeceder às leis da praxe.

Mas considerando que foi mesmo obrigada, porque apresentou queixa à direcção da escola, e não directamente à polícia? E o tribunal dar aquela resposta ou indica que o tribunal é mesmo estúpido, ou que afinal ela não realizou as actividades contra a sua vontade…

Felizmente a Ana Sofia não baixou os baços e avançou com uma queixa contra a Direcção do Instituto, acabando este por ser obrigado – depois de vários recursos e chegando ao Supremo Tribunal – a assumir que protegia a violência dentro de portas e que legitimava as práticas da praxe, e a arcar com a responsabilidade.

Mas que culpa tem a Direcção? Os abusos foram feitos por alunos, eles é que devem responder perante o Tribunal. Quanto muito o Instituto deveria ter reencaminhado a aluna à polícia.

Se toda a gente que se sente agredida, humilhada, insultada pelas praxes tivesse a coragem e a persistência da Ana, isto não resistia.

Se toda a gente que se sente agredida, humilhada e insultada pelas praxes tivesse a coragem e persistência de a ignorar e recusar, situações destas provavelmente não aconteceriam. Se não concordam, não façam.