Alcides Fonseca

40.197958, -8.408312

Take Off 2009 Feedback

Ficam aqui umas notas finais relativamente à edição deste ano do Take Off. Para quem não tiver paciência para ler isto tudo, pode seguir já para o Questionário de Feedback.

Primeiro, para não pode estar presente e para quem quiser recordar os momentos, serão brevemente lançados os vídeos e pdfs das apresentações. A noção de brevemente vai depender do meu tempo livre para fazer merge do audio, vídeo e respectiva edição (Kudos ao Gaspar e ao Alex por tomarem conta do vídeo e audio respectivamente). Serão lançados no canal disponibilizado para o efeito no Sapo Vídeos e aparecerá no feed do costume.

Em relação às mudanças que fiz este ano, pareceu-me que o painel foi muito bem recebido pela audiência, apesar de ter sido eu a moderá-lo. Em relação a ter mais tempo para o networking, não me parece ter sido notado muito, sobretudo pelo atraso normal das apresentações. Eu bem digo aos oradores que só têm 45 minutos, mas teimam em alongar-se. O Alex até se deu ao trabalho de fazer um gráfico com os tempos.

Finalmente, gostaria de abordar o que me preocupou mais: O facto de depois de duas edições com cerca de 120 pessoas, este ano termos tido sensivelmente metade. Terá sido da data? Realmente não queriamos ter o evento no dia 25 de Abril, mas tivemos de nos ajeitar entre outros eventos (BarcampSpring, OFFF, etc..) e por uma sondagem que fiz, ninguém levantou problemas e quem trabalha ao Sábado mostrou-se agradado pela escolha.

Portanto a culpa foi da minha fraca divulgação. Eu fiz exactamente a mesma divulgação que o ano anterior, tirando os cartazes pela universidade (que não tinham resultado, vem sempre quase tudo de fora) e acrescentei ainda bastantes contactos à lista de emails a spammar. Sinto que foi menos divulgado em blogs e afins (mas surpreendemente tivemos participantes que souberam do evento pelo blog etwit do Sapo). Provavelmente deveria ter pedido mais divulgação nestes meios, mas não faz muito o meu estilo, prefiro que seja espontâneo.

Temos ainda a desculpa suprema, da Crise, que está muito caro a deslocação a Coimbra por um dia. Mas eu não acredito muito nessa.

O André escreveu também sobre este assunto apontando a falta de concretização como um problema dos empreendedores portugueses. De facto nas suas apresentações, o Carlos e o Leo criticaram exactamente isso a partir das suas experiências.

Continuo sem uma resposta exacta ao meu problema, mas poderá ter sido um bocadinho de tudo. Podem ajudar-me, respondendo ao Questionário de Feedback.

Finalmente, um facto curioso: Caíram ali duas raparigas de Comunicação e Marketing um pouco enganadas e acabaram por gostar bastante do evento. Isto faz-me pensar em alargar o público alvo do evento.