Alcides Fonseca

40.197958, -8.408312

Escolas pouco livres

Vinha eu da escola básica onde ando a dar aulas todo contente porque vi no boot menu deles o Caixa Mágica (Por acaso para os meus objectivos era melhor eles estarem em Windows, mas estive muito tentado a mandá-los fazer reboot), quando a minha irmã se vira para mim e:

“Miguel, podias-me instalar o Microsoft no computador lá de baixo?”

Para contextualizar, a minha irmã é uma aluna do 11º ano para quem o computador é uma coisa que serve para carregar o MP3, para ver o hi5 de mês a mês e de vez em quando para um trabalho ou isso. Basicamente o oposto de mim. Analisando agora a frase, a minha irmã até sabe umas coisinhas: sabe que eu não tenho essa coisa do “Microsoft” no desktop (que enquanto a cave está em “remodelações” não estou a usar). Mas afinal o que é isso do Microsoft? Pensei eu que era o Windows, mas afinal não. “O Access e isso…” Afinal ela queria o Office!

Fazendo lá o sacrifício de tratar das coisas a garota, lá liguei o computador (que ainda tinha o Vista das ultimas brincadeiras que andei a fazer) e meti a sacar o Office 2003 que parece que é o que ela usa nas aulas. Gostaria aqui de salientar que o download é legal! Porque se eu não o tivesse, o que é que ela iria fazer? Choradinho aos pais para irem comprar o Office? E que ia ser o 2007 e ela muito ágil que é com os computadores ia confundir tudo (até eu confundo um bocado) e correr mal o exame?

Porque é que os programas de TIC não são em software gratuito (e já agora opensource, não que lhes interesse muito, mas fica bem) ? Ou no mínimo permitir qualquer “marca” de programa, desde que uma pessoa soubesse chegar aos resultados…

But then again, eu aprendi Office na primária. Porque raio é que isto do TIC só começa no 9º ano??? Será que até lá eles não precisam de fazer trabalhos no Word e no Powerpoint, e usar o Excel para gerir a mesada?