Por diversas razões, este ano não irei organizar o Take Off, sendo que as principais é eu não andar por Portugal e achar que este tipo de conferência sobre Inovação e Empreendedorismo já não vende. E por vender, não quero dizer que eu não faça dinheiro com isso, até porque só me dá prejuízo organizar o evento (mas uma satisfação bastante grande). O objectivo sempre foi reunir empreendedores nas diversas fases e partilhar ideias e experiências. E quando comecei a organizar em 2007 não existia o panorama nacional que existe agora, logo vejo menos necessidade para uma conferência nestes moldes. E tendo em conta o ano passado, acho que o público concorda.
Este ano só no meu departamento já existiram duas mini-conferências semelhantes e outras iniciativas no mesmo tema, e certamente estão a existir mais por Portugal, afinal o empreendedorismo está na moda.
Gostaria então de deixar algumas sugestões para quem gosta desta área: O blog Ineo, uma iniciativa da jeKnowledge especificamente sobre este assunto por diferentes pontos de vista. Em termos de eventos, vai realizar-se já dia 13 Portugal Empreendedor, um dos tais eventos da moda (e para ir de fato e gravata), mas tem nomes interessantes. Se são mais informais deverão ter o já usual Barcamp, que só perderia por motivos de força maior. Já para Maio vão ter a SWiTCH que poderá vir a revelar-se interessante. Finalmente outro blog a seguir é o StartU, uma iniciativa para promover a comunicação e a comunidade de startups, empreendedores, malta com iniciativa, etc…
E eu gosto de pensar que o Take Off teve algum impacto. Juntou algumas das pessoas por trás do StartU, divulgou o coworking ( e já existem três espaços em Portugal), e apoiou a ideia do Mário Valente de lançar uma empresa de Seed Capital. E foram empreendedores de longa data como ele, o Celso Martinho ou o Gonçalo Quadros que vieram partilhar a sua experiência conosco. Tivemos também o Jorge Figueira, Francisco Banha, o Vitor Santos, o Pedro Custódio e o Armando Alves a mostrar-nos outras perspectivas sobre inovação. E tivemos inúmeros startupers a partilhar a sua experiência, aos quais agradeço a todos.
Como nota final, apesar de não organizar o Take Off, não quer dizer que fique parado e estou já a pensar noutras coisas ;)